TREINAMENTO

 Fone: (067) 3388-9392

 Cel.:   (067) 9997-7516

           (067) 9152-4177

 Email: canil.itamaraca@hotmail.com

 Orkut: beagle mania

                

       “CÃO TREINADO DEIXA DE SER CACHORRO”

 

                Depois de treinarmos cães por mais de 20 anos, nos sentimos na obrigação de ter um domínio bastante amplo no que se refere a “Arte de treinar cães”  e ao comportamento animal, mais temos consciência de que ainda temos muito a aprender.

                 Um cão é considerado adestrado, quando ele obedece e atende ao seu dono com prazer e dedicação. A partir do momento que passa a captar os primeiros comandos ele naturalmente passa a entender tudo aquilo que seu proprietário deseja.

                É muito importante que ao se iniciar o aprendizado, sejam respeitados fatores como a idade cognitiva do aprendiz, ou seja, cada animal tem um grau de intelecto independente da raça, função, tamanho etc. E também a limitação de cada animal, porque em hipótese alguma ele poderá ser trabalhado (ensinado) de forma forçada, sem prazer e alegria.

               É fundamental que o cão aprenda a jamais aceitar alimentos de estranhos, para isso é necessário um treinamento específico.                                                                     

               Um animal pode ser treinado para várias funções, dependendo da necessidade do seu dono e também da raça e grupo a que pertence. Ex: não é recomendado treinar um pointer inglês para ataque, sendo que sua aptidão é para caça, faro, alerta e companhia. Devemos respeitar as limitações de cada raça. Qualquer cão pode ser treinado, tudo depende de como lidar com ele. E o melhor método que conheço é paciência, carinho, amizade e respeito.

               É imprescindível saber que esse negócio de senta, deita, levanta, vem aqui, pode se tornar maçante para o cão quando estes comandos são usados sem propósito. O bom é que se usem os comandos somente quando necessário, pois afinal de contas o que realmente importa não é exibir os comandos que o animal aprendeu, mas que ele  os use e obedeça no dia a dia e em qualquer situação. 

              O melhor treinador do mundo é sem dúvida o proprietário do cão, mais na falta de tempo e conhecimento apropriado o melhor é consultar um treinador.

             Não se esqueça que a pressa é inimiga do treinamento e que geralmente o barato sai caro, tudo aquilo que é bom e de qualidade certamente terá que ser pago um preço a altura do trabalho a ser executado.

             Além de se treinar um cão para trabalho, também se pode treinar e preparar para pista e exposição. Tudo vai depender da performance do animal, pois não basta ser bonito e atraente é preciso que o animal esteja dentro dos padrões oficiais da raça.  

             O cão será treinado a comportar-se adequadamente em público e poderá também ter um condicionamento físico de forma a ser trabalhado a sua postura.

            A obediência de um cão independe do seu tamanho, ou seja, assim como um cão da raça dogue alemão aprende a obedecer, um da raça poodle terá que obedecer da mesma forma.

            Sempre que vamos treinar um cão é necessário saber do proprietário qual a finalidade do treinamento, pois existem muitos comandos que poderão ser descartados por não ter utilidades práticas no uso doméstico como, por exemplo: dar a patinha, fingir de morto, buscar bolinhas etc.

            É importante ressaltar que um bom treinamento jamais será esquecido pelo aprendiz e à medida que se coloca os ensinamentos em prática constante, mais aperfeiçoados ficarão. 

           Existem proprietários que procuram em um cão apenas o efeito de sua agressividade, sendo que deveriam preocupar-se primeiro com a obediência e controle do animal. O melhor de um cão é quando ele na intenção de nos agradar obedece.

            Hoje em dia é “cafona” e “careta” falar em amor essa palavra ou sentimento vem saindo da moda, mais fiquem sabendo que este é o melhor e maior método de ensino que jamais será superado. Quem ama não agride, não maltrata, não humilha. Quem ama, cuida e trata bem.  

                                        

Para falar conosco:

CANIL ITAMARACÁ

@ CANIL ITAMARACÁ-2010 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - WEBDESIGN ANA CLAUDIA FERNANDES ALCÂNTARA